Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (2024)

Tomar a decisão de fazer um transplante capilar é algo que, geralmente, é muito ponderado.

Como se realiza o procedimento? Quanto custa o tratamento? Qual é o tempo de recuperação? Que cuidados pré e pós-cirúrgicos se deve ter? Qual é a melhor clínica em Portugal para realizar a intervenção e que referências tem? Estas são algumas das questões que quem pretende recuperar o seu cabelo — ou ter um cabelo como nunca teve — coloca, antes de tomar uma decisão.

E, porque sabemos que esta não é uma decisão que se tome de ânimo leve, reunimos as informações mais relevantes sobre o transplante capilar e as melhores clínicas em Portugal, para que tome uma decisão segura e informada.

Qual a Melhor Clínica de Transplante Capilar Em Portugal?

Podemos adiantar que, independentemente da clínica que escolha para realizar o seu transplante capilar, há alguns pontos em comum e que são uma vantagem para si. Por exemplo, quase todas as clínicas que optámos por destacar, devido às suas características, oferecem consultas de avaliação grátis — à exceção das clínicas Dr. Well’s — e estão localizadas nas maiores cidades do país.

A avaliação grátis não é mais do que uma consulta em que os médicos tricologistas, especialistas em Medicina Capilar:

  • Observam o couro cabeludo, tanto na zona dadora como na recetora;
  • Podem realizar uma análise mais profunda com o recurso a um tricoscópio — um instrumento apropriado para a observação do couro cabeludo;
  • E, por fim, dão um diagnóstico de tratamento adequado a cada caso.

No que respeita as localizações de cada clínica, segue uma tabela onde poderá ver quais são as mais próximas de si.

Programas

Localidade

Acessos

Portugal: Braga, Lisboa, Porto, Vilamoura, Viseu
Espanha: Madrid, Marbella, Valência
Itália: Milão

Portugal: Lisboa, Porto

Portugal: Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa, Porto, Viseu
França: Paris

Portugal:Cascais, Braga, Leiría, Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo

Portugal:Lisboa, Porto

Conheça as clínicas ao pormenor

As clínicas que aqui lhe apresentamos são as que, por diversos motivos, transmitem mais confiança e oferecem mais garantias de sucesso.

A segurança, os testemunhos dados por quem já fez tratamentos nas clínicas, as técnicas inovadoras ou a experiência dos médicos tricologistas são algumas das informações que deve procurar saber, quando decidir realizar um transplante capilar.

De seguida, vamos detalhar as vantagens de cada uma das melhores clínicas onde pode fazer um transplante capilar, em Portugal.

Insparya

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (6)

Esta é, talvez, uma das clínicas de transplantes capilares mais conhecidas. Antes de mais, porque um dos seus acionistas é o “melhor do mundo”. Não nos referimos ao melhor médico tricologista do mundo, mas, ainda assim, certamente que a sua ligação à Insparya atrai muitos clientes.

Em 2020, Cristiano Ronaldo resolveu marcar pontos fora dos relvados e investiu na Medicina Capilar. A clínica conta com mais de 14 anos de experiência porque, antes de ser Insparya, era conhecida como Saúde Viável. Nessa altura, um dos rostos mais conhecidos associado à marca, e que assumia ter feito um transplante capilar, era o apresentador de TV Jorge Gabriel.

Além de estar em 5 cidades portuguesas, o grupo Insparya está também em Espanha e Itália. Assim, assume-se como o maior grupo de transplantes capilares a nível europeu.

Nas suas clínicas, utiliza-se o método FUE, que explicaremos mais à frente em que consiste. Mas, apesar de já usar uma técnica inovadora, continua à procura de mais soluções e reclama o título de “único grupo com investimento em tecnologia e investigação”. Pelos vistos, não é só no futebol que Cristiano Ronaldo investe seriamente!

Para quem os custos possam ser um fator decisivo, a Insparya facilita o acesso a financiamentos sem juros.

CM2C

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (7)

A CM2C pode estar só em Lisboa e no Porto, mas já existe desde 2005, pelo que falamos de mais de 18 anos de experiência em transplantes capilares.

O FUE também é o método de eleição da CM2C, onde um transplante capilar pode custar a partir de 60€ por mês e a consulta de avaliação é gratuita.

Para saber o que os pacientes desta clínica acham do tratamento e dos serviços prestados, basta ver o testemunho de algumas figuras públicas, como:

  • Pêpê Rapazote;
  • Ricardo Carriço;
  • Eduardo Madeira;
  • Manuel Marques;
  • Quimbé;
  • Martinho Silva.

MediCapilar

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (8)

Com 7 clínicas espalhadas por todo o país — só em Lisboa têm 2 —, esta é uma das maiores redes de clínicas especializadas em transplantes capilares em Portugal. Além disso, já tem uma clínica em Paris, o que faz deste um grupo internacional.

A técnica utilizada é o método FUE e a sua equipa médica tem mais de 10 anos de experiência, o que lhe confere bastante confiança.

Além da consulta da avaliação gratuita, na MediCapilar é possível pagar um transplante capilar em até 48 meses.

Por fim, nomes conhecidos como os que se seguem já confiaram na MediCapilar para recuperar o seu cabelo:

  • Marco Horácio;
  • Fernando Rocha;
  • Isabel Angelino;
  • Gonçalo Uva;
  • António Camelier;
  • Emanuel;
  • Joaquim Monchique;
  • João Gil.

Attica

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (9)

De forma a devolver a estética capilar de cada paciente, os especialistas em transplantes capilares da Attica concebem planos de tratamento personalizados.

A equipa de profissionais está bem preparada para devolver a imagem idealizada por cada paciente, já que os seus “profissionais são treinados e especializados em transplante capilar”. Por outro lado, os médicos não só são especializados como têm formação internacional.

Ao contrário das restantes clínicas, na Attica a técnica utilizada é a FDI, que também explicaremos de seguida. Para já, basta saber que é uma evolução da técnica FUE.

Dr. Well’s

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (10)

O facto de pertencer ao grupo SONAE é algo que já nos transmite alguma confiança, pela dimensão e a habitual qualidade nos serviços oferecidos. Agora, em algumas das clínicas Dr. Well’s, um pouco por (quase) todo o país, é possível realizar um transplante capilar.

A Dr. Well’s partilha na sua página o tipo de utensílios que utiliza no procedimento e até o valor do tratamento: a partir de 2450€, que inclui o transplante de 1250 unidades foliculares, 4 consultas médicas e a 1ª lavagem da cabeça após o transplante capilar.

A sua equipa é especializada em microcirurgia capilar e o seu diretor clínico, o Dr. Henrique Machado, tem experiência nacional e internacional, tendo realizado mais de 1000 cirurgias com sucesso.

Transplante Capilar: Como Funciona?

Nem todos os problemas capilares são resolvidos através de transplantes. Mas, sendo este tratamento a solução indicada para a alopecia androgenética, que é a causa mais comum para a queda de cabelo, o transplante capilar acaba por ser a forma mais habitual para resolver definitivamente esta doença crónica degenerativa do folículo capilar.

Atualmente, há 2 técnicas principais — FUT e FUE — aplicadas nas melhores clínicas de transplantes capilares em Portugal. Mas, além destas 2, há uma terceira técnica que é utilizada na clínica Attica — a FDI —, pelo que também explicaremos em que é que esta consiste.

Em qualquer uma das técnicas é administrada uma anestesia local, tanto na área dadora — de onde se retira os folículos capilares, que são as pequenas “bolsas” que estão abaixo da pele, onde nascem os cabelos ou pêlos — como na área recetora — para onde se vão transplantar os folículos retirados anteriormente.

FUT — Follicular Unit Transplantation

Em português, transplante de unidade folicular, esta técnica consiste em retirar uma tira de pele da zona dadora. Depois, esta faixa de cabelo é dividida. Finalmente, nos vários orifícios feitos na zona recetora, colocam-se os diversos folículos capilares retirados anteriormente da zona dadora.

Esta técnica é a mais antiga e surgiu na década de 1970, pelo que apresenta algumas desvantagens do ponto de vista estético. Na zona dadora, de onde se tira uma faixa de cabelo, a intervenção é mais notória para quem prefira usar o cabelo curto. Na zona recetora fica-se com várias cicatrizes, estilo casca de laranja, e o resultado pode ser mais inestético.

FUE — Follicular Unit Extraction

A grande diferença entre as técnicas FUT e FUE são o método de extração e, consequentemente, os resultados.

Com a FUE, em vez de se retirar uma faixa de cabelo da área dadora, os folículos capilares são extraídos 1 a 1. Portanto, também na zona recetora são colocados 1 a 1, pelo que é feita uma distribuição mais uniforme dos folículos capilares.

A FUE tem ainda outras vantagens em relação à FUT, como o facto de ser menos invasiva, deixar cicatrizes quase impercetíveis e ter uma recuperação 2 vezes mais rápida e menos dolorosa.

Dependendo da quantidade de folículos da área dadora, a FUE não tem limite para o número de folículos transplantados, o que também faz desta uma técnica muito vantajosa.

Esta técnica é utilizada pelas clínicas Insparya, CM2C, MediCapilar e Dr. Well’s.

FDI — Follicular Direct Implant

Segundo a clínica Attica, esta é a técnica “mais avançada e menos invasiva ao nível da estética capilar”. É uma evolução da técnica FUE, sendo ainda menos invasiva e apresentando um resultado estético “muito mais natural”.

A Attica explica que “o médico utiliza um injetor de alta precisão que lhe permite controlar a profundidade, o ângulo e a direção de cada folículo capilar implantado.” Por não haver incisão, também não há uma cicatriz visível. Portanto, os folículos podem ser implantados a distâncias mais próximas, o que ajuda a obter o tal resultado mais natural e denso.

O Processo do Transplante Capilar é Doloroso?

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (11)

Muitas pessoas têm vontade de realizar tratamentos estéticos, mas têm receio das dores que estes possam provocar. Quando falamos de tratamentos cirúrgicos, esse medo aumenta.

Relativamente ao transplante capilar, afirmam os médicos tricologistas, mas também os pacientes que já o realizaram, que este é um tratamento indolor. A razão é simples: é administrada uma anestesia local.

No pós-operatório, apesar de se ficar com as zonas dadora e recetora um pouco mais sensíveis, durante o período de recuperação, também não é comum ter-se dores.

Quanto Custa Um Transplante Capilar Em Portugal?

Em Portugal, os transplantes capilares tem um custo que varia entre os 2300€ e os 6700€.

A par com a dor, o preço do transplante capilar é outra preocupação de quem pensa em realizar este tratamento. Mas, dum modo geral, o valor do tratamento é variável, de acordo com:

  • A técnica utilizada;
  • A experiência da equipa médica;
  • A dimensão da área afetada pela queda de cabelo e, consequentemente, a tratar. Ou seja, a quantidade de folículos que será necessário extrair e transplantar.

Das clínicas de que aqui falamos, apenas a Dr. Well’s divulga um valor fixo de 2450€, que inclui o transplante de 1250 unidades foliculares, 4 consultas médicas e a primeira lavagem da cabeça após o tratamento. Naturalmente, se a extensão da área afetada for maior e, por isso, for preciso transplantar mais do que 1250 unidades foliculares, o valor será diferente.

Das outras clínicas, o que lhe conseguimos adiantar é que:

  • Na Insparya e na MediCapilar é necessário preencher um formulário para realizar um diagnóstico capilar;
  • Na Attica, em tempos houve acesso a um financiamento, no entanto, o Kredito contactou a clínica que nos deu feedback que neste momento já não é possível fazê-lo.

Ler Mais: Procura financiamento? Saiba como funciona um crédito rápido nas instituições de crédito em Portugal.

Mas importa recordar que em quase todas estas clínicas terá direito a uma consulta de avaliação capilar gratuita e sem qualquer compromisso. Só na Dr. Wells é que terá de pagar 10€ pela consulta de avaliação capilar.

A ideia da consulta de avaliação capilar é perceber qual é, exatamente, o motivo para a sua queda de cabelo e qual a solução mais indicada para o seu caso.

As Clínicas Capilares Oferecem Financiamento?

Hoje em dia há várias empresas de financiamento com várias opções de adesão a crédito pessoal online. A ideia é obter um financiamento para poder adquirir algum produto ou serviço para o qual não tenha dinheiro disponível no momento.

Também os tratamentos médicos e estéticos, como os transplantes capilares, podem ser o motivo para se pedir um empréstimo. E, para facilitar o processo, hoje em dia, muitas clínicas conseguem facilitar o acesso a esses créditos. Por exemplo:

  • A Insparya facilita o acesso a um financiamento sem juros;
  • Como mencionámos anteriormente, a CM2C permite que os transplantes capilares sejam pagos em prestações desde 60€ por mês;
  • Na MediCapilar, o tratamento pode ser pago em até 48 meses;
  • Nas clínicas Dr. Well’s, é possível que seja facilitado um financiamento que pode ser pago em até 48 meses sem juros.

Na Attica, como já indicámos, em tempos era possível ter acesso a um financiamento que já não se encontra disponível.

Para quem, além do preço do tratamento, a forma como o vai pagar também importa, estas facilidades podem fazer a diferença entre avançar já com um transplante capilar ou ter de esperar mais tempo.

Mas, mesmo nos casos em que as clínicas facilitam o acesso a financiamentos, tudo dependerá do valor necessário e das condições de cada paciente. Estes financiamentos poderão ser, ou não, aprovados, e cada caso é um caso.

Além disso, mesmo que sejam aprovados, os financiamentos podem não cobrir a totalidade do valor necessário para pagar o transplante capilar.

Mas, independentemente das soluções de pagamento oferecidas ou facilitadas pela clínica onde decida realizar o seu tratamento, compare-as sempre com as propostas de financiamento de outras entidades. Desta forma, poderá optar pela solução mais vantajosa para si e até com prazos mais alargados.

Transplante Capilar: Antes e Depois

Mesmo sendo um tratamento minimamente invasivo, indolor e com uma recuperação simples e rápida, como qualquer cirurgia, o transplante capilar requer alguns cuidados pós-cirúrgicos.

Antes da cirurgia, deverá ter cuidados básicos como:

  • Evitar beber café e bebidas alcoólicas nos dias anteriores;
  • Realizar análises de sangue para despiste de problemas de saúde;
  • Lavar a cabeça com algum tipo de champô específico.

Mas este é o tipo de indicações que os médicos dão nas consultas prévias à cirurgia. Para já, o importante a reter é que não passam de cuidados muito simples.

Se for necessário rapar o cabelo, será apenas na zona da nuca, numa região que fica tapada pelo resto do cabelo, e será a equipa médica a fazê-lo.

Cuidados a Ter Depois de Um Transplante Capilar

O transplante capilar é um procedimento simples, pelo que, por norma, é realizado em apenas 1 sessão. A cirurgia não requer internamento, pelo que poderá ir para casa no próprio dia e no dia seguinte poderá trabalhar normalmente.

Os cuidados que deverá ter são tão elementares como:

  • Evitar fazer movimentos bruscos;
  • Apoiar a cabeça com uma almofada;
  • 2 ou 3 dias após o tratamento, lavar o cabelo diariamente com os produtos indicados, enquanto houver crostas;
  • Não fazer esforços durante o período de cicatrização (3 ou 4 dias);
  • Não realizar exercício físico durante cerca de 15 dias;
  • Evitar a exposição solar, piscinas e a água do mar no primeiro mês após o tratamento.

Poderá ainda ser necessária a toma de alguns medicamentos, como:

  • Analgésicos — caso haja dor;
  • Antibiótico — para evitar infeções;
  • Anti-inflamatórios — para reduzir o inchado.

Quanto Tempo Demora a Cicatrizar Um Transplante Capilar?

O transplante capilar é tão pouco invasivo, que, habitualmente, não é preciso usar ligas ou pensos nas zonas intervencionadas.

Poderá, sim, ficar-se com um ligeiro inchaço na zona recetora, devido à anestesia local, mas que desaparece em cerca de 3 ou 4 dias. Nessa mesma zona, irão formar-se pequenas crostas.

Também ao fim de 3 ou 4 dias, o processo de cicatrização estará terminado e não haverá cicatrizes lineares. E uma semana depois do transplante capilar será completamente impercetível que realizou o tratamento.

Transplante ou Implante Capilar: Quais as Diferenças?

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (12)

Por vezes, há termos que são usados como sinónimos, mas não o são. É o caso dos implantes e dos transplantes capilares. Os termos são parecidos, o objetivo também, mas têm várias diferenças entre si.

Para começar, o transplante capilar, de que temos falado ao longo deste artigo, consiste em retirar folículos capilares de determinada zona da cabeça de uma pessoa e recolocá-la na própria cabeça, mas noutra região, que sofra de queda de cabelo.

Ao contrário do transplante, o implante capilar pressupõe a utilização de fios de cabelo sintéticos na zona “a povoar”. Tal como num implante mamário, para suprir a falta de cabelo (neste caso), é utilizado um material artificial para o substituir.

Por ser uma matéria orgânica, o cabelo natural, transplantado do próprio paciente, requer menos cuidados e apresenta mais vantagens do que o cabelo artificial implantado. Por exemplo:

  • Tintas para o cabelo e cloro podem ser corrosivos para os implantes capilares;
  • Os implantes capilares não crescem como o cabelo natural, pelo que não convém cortá-los ou fazer mudanças radicais de penteados;
  • Há mais probabilidade de o corpo rejeitar os implantes capilares;
  • É necessário realizar mais do que uma intervenção, coisa rara no caso dos transplantes capilares.

Conclusão

Como pôde constatar, a melhor clínica para realizar um transplante capilar em Portugal depende de vários fatores. Seja a sua localização, o preço, as facilidades de pagamento, a técnica utilizada ou a confiança que cada uma lhe consiga transmitir, é preciso analisar com atenção.

Qualquer uma das opções que aqui lhe trazemos transmitem segurança, mas a escolha final cabe-lhe a si, conforme as suas preferências pessoais.

Se pensa que o mundialmente conhecido Cristiano Ronaldo nunca investiria num negócio que apresentasse menos do que a perfeição, a sua decisão pode estar tomada.

Se dá muita importância à experiência pessoal de figuras públicas, a CM2C ou a MediCapilar podem ser a escolha certa para si.

Se a preocupação com a inovação tecnológica lhe diz muito, a Attica e, mais uma vez, a Insparya, podem ser a solução que procura.

Se a sua segurança é reforçada pelo facto de a clínica escolhida pertencer a um grupo sólido no mercado e com uma oferta diversificada, o caminho pode ser a Dr. Well’s.

Seja qual for a sua escolha para recuperar o seu cabelo através do transplante capilar, uma coisa é certa, com uma destas clínicas estará em boas mãos.

Perguntas Frequentes

Quanto custa um transplante capilar?

O preço de um transplante capilar varia conforme a técnica utilizada, a clínica selecionada, mas principalmente com base na dimensão da área afetada pela queda de cabelo. Contudo, podemos afirmar que, em Portugal, é frequente que os preços dos transplantes capilares variem entre os 2300 € e os 6700 €.

Quanto tempo demora fazer um transplante capilar?

O transplante capilar é um procedimento simples, pelo que, por norma, é realizado numa só sessão. A cirurgia não requer internamento, pelo que poderá ir para casa no próprio dia e no dia seguinte poderá trabalhar normalmente.

As Clínicas Capilares Oferecem Financiamento para o tratamento?

Em Portugal, a maioria das principais clínicas capilares facilita o acesso aos tratamentos via financiamentos sem juros e a prestações mensais até 48 meses.
Porém, tal como nas instituições de crédito, as clínicas poderão não aceitar fazer financiamento se o cliente não apresentar condições financeiras suficientes para pagar o crédito no tempo estipulado.

Quanto tempo dura um transplante capilar?

O transplante capilar é pouco invasivo, pelo que ao fim de 3 ou 4 dias, o processo de cicatrização estará terminado e não haverá cicatrizes lineares. Uma semana depois do transplante capilar será completamente impercetível que realizou o tratamento.

Qual a diferença entre um transplante e um implante de cabelo?

O transplante capilar, de que temos falado ao longo deste artigo, consiste em retirar folículos capilares de determinada zona da cabeça de uma pessoa e recolocá-la na própria cabeça, mas noutra região, que sofra de queda de cabelo. Por outro lado, o implante capilar pressupõe a utilização de fios de cabelo sintéticos na zona “a povoar”.

Assim, por ser uma matéria orgânica, o cabelo natural, transplantado do próprio paciente, requer menos cuidados e apresenta mais vantagens do que o cabelo artificial implantado

Tenho de cortar o cabelo para fazer um transplante capilar?

Se for necessário rapar o cabelo, será apenas na zona da nuca, numa região que fica tapada pelo resto do cabelo, e será a equipa médica a fazê-lo.

Transplante Capilar: Qual a Melhor Clínica Em Portugal? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Aron Pacocha

Last Updated:

Views: 6446

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Aron Pacocha

Birthday: 1999-08-12

Address: 3808 Moen Corner, Gorczanyport, FL 67364-2074

Phone: +393457723392

Job: Retail Consultant

Hobby: Jewelry making, Cooking, Gaming, Reading, Juggling, Cabaret, Origami

Introduction: My name is Aron Pacocha, I am a happy, tasty, innocent, proud, talented, courageous, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.